26ª Volta a Portugal do Futuro: Iuri Leitão ganha quinta etapa

Iuri Leitão (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) venceu hoje a quinta e última etapa da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição conquistada por Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass).

As derradeiras pedaladas aconteceram em Santarém, local de partida e chegada para os 118,3 quilómetros finais. Os corredores pareceram ter pressa que acabar com a prova, pedalando a alta velocidade para cumprir a tirada ao fim de 2h49m36s, à média de 41,851 km/h.

O guião previamente antecipado acabaria por cumprir-se, não existindo qualquer mudança significativa na classificação geral e proporcionando-se uma chegada ao sprint. Iuri Leitão foi o mais veloz, relegando Francisco Campos (Miranda-Mortágua) para o segundo lugar e José Martínez (Baqué/Ideus/BH Team) para o terceiro posto.

Venceslau Fernandes chegou integrado no pelotão e sagrou-se vencedor da 26.ª Volta a Portugal do Futuro, 34 anos depois de o pai ter conquistado a Volta a Portugal de elite. Tiago Antunes (Aldro Team) foi o segundo classificado, a 21 segundos e Hugo Nunes (Miranda-Motágua) fechou o pódio, a 33 segundos.

O vencedor da geral também foi coroado rei dos trepadores, distinção ajustada, pois foi na montanha mais dura da corrida, no alto do Colcurinho, que Venceslau Fernandes mostrou que era o mais forte, na sequência de uma fuga bem sucedida. Francisco Campos, vencedor de duas etapas, conquistou a camisola dos pontos. O melhor jovem foi Ander del Castaño (Froiz). A Aldro Team impôs-se por equipas.

Confira aqui a classificação: http://www.fpciclismo.pt/pagina.php?id_pagina_new=2965&id_modalidade_new=3

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo